A Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap) e a Secretaria de Estado da Cultura já pensam em algumas mudanças para o Arraiá no Meio do Mundo do ano que vem. Uma das mudanças seria a ampliação do espaço que ficou pequeno para tanta gente. O anúncio foi feito na última noite de arraiá na Cidade Junina, montada no estacionamento do Estádio Zerão.
“Mostramos aqui o talento e a originalidade dessas pessoas simples que às vezes só tem este momento para apresentar seu trabalho para um grande público. São meses de dedicação para mostrar esse espetáculo, que é o mais democrático do Amapá, porque une pessoas de diferentes classes, municípios e talentos”, destacou a presidente da Fefap, Daiana Ronieli.
Ao todo, foram 85 quadrilhas dos municípios de Santana, Mazagão, Macapá, Laranjal e Vitória do Jari, Ferreira Gomes, Porto Grande, Tartarugalzinho, Pedra Branca do Amapari, Oiapoque, Calçoene e Amapá.
Todos os grupos estilizados foram avaliados pelos jurados nos quesitos: conjunto, marcador, indumentária, miss caipira, passos de quadrilha, danças, harmonia de passos e evolução, criatividade, entrada e saída, e tema. As quadrilhas tradicionais incluem na avaliação os itens: originalidade, danças tradicionais e casamento na roça.
“O espaço foi pequeno para tanta gente. Foi um evento novo com a maior estrutura que o estado tem. Percebemos que o público gostou e participou todos os dias assistindo até a última quadrilha. Com esse espetáculo todo já pensamos em ampliar o espaço para o ano que vem devido a grande aceitação e participação do povo”, enfatizou o secretario de cultura Disney Silva.
Para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) o evento apresentou resultados positivos. Diariamente 80 policiais militares e 15 bombeiros deram suporte na Cidade Junina e no entorno do estacionamento do Sambódromo durante nove dias.
“É com muita satisfação e sentimento de dever cumprido que finalizamos nosso trabalho aqui no Meio do Mundo. Não houve ocorrências de assalto, roubo ou qualquer outra coisa. A população prestigiou e entendeu que diversão é sinônimo de segurança. É com essa meta que pretendemos entrar no mês das férias”, comentou o titular da pasta, coronel Gastão Calandrini.
O resultado final do Arraiá no Meio do Mundo será apurado a partir das 15 horas desta terça-feira, 30.