Por ANITA FLEXA
Moradores do Bairro Acquavile, em Santana, a 17 km de Macapá, vivem um drama de partir o coração de quem gosta de pets: gatos da região estão sendo mortos envenenados. A área é conhecida pelo constante abandono de animais e, desde o início do mês de abril, diversos felinos apareceram mortos.
De acordo com moradores, os vizinhos mais antigos cuidavam de gatos filhotes que eram abandonados até adultos. Vários deles começaram a desaparecer misteriosamente, enquanto outros foram encontrados já sem vida.
O Nick foi um dos gatinhos que sofreu a ação criminosa. A tutora dele, Cleidiane David, que mora há dois anos no bairro, falou como toda a situação aconteceu. Junto com uma vizinha, ela cuida dos gatos que eram deixados para atrás na região.
“Os que ficavam pela rua, eu alimentava, mas quando foi na sexta-feira, o meu gato, o Nick, voltou pra casa já passando mal e eu percebi que ele tinha algo na garganta e tentei socorrê-lo, mas ele morreu nos meus braços. Eu suspeitei que ele tinha sido envenenado quando ele ficou com os olhinhos devoradores e cheio de baba na boca. Isso me causou um grande transtorno emocional”, lamentou Cleidiane.
De acordo com ela, a suspeita é de que algum vizinho novo no bairro esteja cometendo o crime. Um Boletim de Ocorrência foi registrado para tentar solucionar o caso.
Cleidiane fez questão de frisar que muitos animais são abandonados nos terrenos baldios do bairro e os moradores se esforçam para cuidar da maioria da melhor forma.
“Todos os meus gatinhos morreram, só daqui de casa eram quatro. Outros vizinhos também tiveram seus bichinhos envenenados, gatos filhotes e os gatos grandes; os dela (vizinha) também morreram todos. Só ficou uma que está prenha, que não saía muito de lá, mas o resto de todos morreram. Então, foram aproximadamente 10 gatos, foi por pura maldade”, afirma Cleidiane.
O envenenamento de animais é uma infração prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98), no artigo 32, que estabelece pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.