Por IAGO FONSECA
As eleições de 2024 começaram de forma tímida em várias seções eleitorais na manhã deste domingo (6). Às 8h, os portões de escolas e instituições foram abertos para a votação de prefeitos e vereadores. Em frente a todas, santinhos de candidatos espalhados pelos portões eram uma constante.
Na Escola Estadual Prof. Gabriel Almeida Café, no Centro de Macapá, não havia filas nos locais de votação. Em contraste, na Escola Dr. Alexandre Vaz Tavares, os primeiros a votar foram os idosos. Já no Centro de Educação Profissional do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob), no Buritizal, filas se formaram em algumas seções.
Diferentemente de eleições anteriores, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) adotou um protocolo mais rigoroso, exigindo que os eleitores deixem seus celulares em um local visível aos mesários durante a votação.
Os candidatos à prefeitura de Macapá divulgaram suas agendas de votação, que serão acompanhadas pelo Portal SelesNafes.Com. O primeiro a votar foi Jairo Palheta (PCO), no Bairro Perpétuo Socorro.
Ao longo da manhã, outros candidatos votam em diferentes locais: Furlan e Paulo Lemos no Sesc, Patrícia Ferraz no Senac, Aline na Escola Gabriel Almeida Café e Gianfranco na Escola Carmelita do Carmo.