Por SELES NAFES
Aos 51 anos, o prefeito de Macapá, Dr Furlan (MDB), foi reeleito em primeiro turno, neste domingo (6). Por volta das 18h50, o sistema já dava como definida a disputa, matematicamete. Com 79,07% das urnas apuradas, o prefeito já tinha 84,61% dos votos. Paulo Lemos (Psol) aparecia em segundo cm 10,17%, definindo a disputa.
Antônio Paulo de Oliveira Furlan é médico cardiologista, e começou a carreira política em 2010, quando concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PTB.
Não foi eleito naquele ano, mas a votação o deixou como primeiro suplente de Ocivaldo Serique, o Gatinho, deputado estadual que foi reeleito e morreu de câncer no ano seguinte. Furlan assumiu o mandato e foi reeleito em 2014. Em 2018, foi mais uma vez reconduzido à Assembleia Legislativa.
Em 2020, no Cidadania, na disputa pela prefeitura de Macapá, ele passou para o segundo turno contra Josiel Alcolumbre (DEM), em segundo lugar, mas virou o jogo e conseguiu sair vitorioso.
Em 2022, ele participou ativamente das eleições estaduais lançando a esposa Rayssa para o Senado. Ela acabou sendo derrotada por Davi Alcolumbre (União). Furlan também apoiou o empresário Jaime Nunes (PSD), que perdeu para Clécio Luís (SD) ainda no primeiro turno.
A eleição de 2022 foi marcada pelo conflito com o então parceiro Gilvam Borges, que tentava ser o vice de Jaime, mas acabou sendo removido do grupo e dos espaços que tinha na prefeitura de Macapá.
Furlan migrou para o Podemos e depois para o MDB, do deputado federal Acácio Favacho. Na campanha deste ano, Furlan teve como candidato a vice um novato na política, o empresário Mário Neto (Podemos).