Por OLHO DE BOTO
Na longínqua comunidade do Lago do Ajuruxi, onde só se chega por barco ou helicóptero, no município de Mazagão, a história de uma anta, que parece mais uma fábula da Amazônia, encanta e preocupa os moradores ribeirinhos.
Essa é a história real de Fred, uma anta macho de 3 anos que se tornou a estrela da comunidade, chamando a atenção com seu tamanho impressionante e suas partidas de futebol.
Resgatado ainda filhote após se perder da mãe na floresta, Fred foi adotado por uma família do Lago do Ajuruxi. Apesar de viver solto próximo ao seu habitat natural, decidiu ficar por ali mesmo.
Hoje, com cerca de 200 kg, ele é visto desfilando pelas passarelas de concreto armado e recebendo petiscos diretamente das mãos dos moradores.
Fred não só cativa com seu comportamento dócil, mas também vira atração principal quando invade o campinho de futebol da vila, correndo atrás da bola e se divertindo com as crianças.
No entanto, a alegria de ter um animal de estimação tão diferente entre eles também traz preocupações. Sendo o maior mamífero terrestre do Brasil, a anta se alimenta de frutos, folhas e cascas de árvores, o que está começando a gerar prejuízos para a comunidade.
Recentemente, contaram moradores, Fred comeu alguns pés de açaí plantados por um produtor local. Agora, ninguém quer pagar pelo prejuízo.
Temendo pela segurança do querido animal, os moradores pedem às autoridades que Fred seja levado para um zoológico, garantindo sua proteção do animal, sem a necessidade de machucá-lo.