Da REDAÇÃO
Em uma ação realizada na noite de segunda-feira (28), a Polícia Federal prendeu dois homens suspeitos de praticar ‘descaminho’, que é o crime de importar mercadorias sem o pagamento de impostos. A detenção e apreensão ocorreram durante abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Oiapoque, município a 590 km de Macapá, na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa.
Os suspeitos foram flagrados transportando 43 mil caixas de incensos importados ilegalmente, com valor estimado em R$ 430 mil.
O flagrante ocorreu quando os policiais abordaram um caminhão que trafegava pela BR-156, no posto de fiscalização da PRF. A carga inicialmente parecia conter apenas garrafões de 20 litros de água vazios.
No entanto, ao inspecionarem o caminhão, os policiais perceberam uma caixa preta escondida atrás dos garrafões. Ao abrir a caixa, os agentes encontraram uma grande quantidade de incensos sem a devida documentação fiscal, originários do Suriname.
Os dois homens detidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal, onde foram autuados pelo crime de descaminho. Após o pagamento de fiança, os suspeitos foram liberados para responder ao processo em liberdade. Esse tipo de crime tem pena de até 4 anos de prisão.