Da REDAÇÃO
Um homem de 37 anos foi preso na manhã de hoje (30) na sua casa, em Macapá, identificado como o operador externo de um esquema de golpes eletrônicos aplicados de dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
A investigação foi da Delegacia de Repressão à Fraude Eletrônica. Segundo o delegado Nícolas Bastos, o investigado era responsável por adquirir chips telefônicos, que eram registrados com nomes e CPFs falsos, permitindo que presos aplicassem golpes pela internet. Esses golpes envolviam a criação de anúncios falsos de venda de produtos na internet, onde as vítimas, após realizarem o pagamento, nunca recebiam os itens prometidos.
Além de facilitar a comunicação fraudulenta, o suspeito também atuava como motorista particular para o chefe da organização criminosa, realizando corridas por valores até cinco vezes superiores ao preço de mercado, em aplicativos de transporte.
Durante o interrogatório, ele confessou sua participação no esquema, detalhando como recebia instruções diretas do líder da organização.
Bastos ressaltou que a prisão foi possível graças ao uso de técnicas avançadas de investigação digital pela Polícia Civil, que conseguiu rastrear e identificar o operador externo, apesar das tentativas de ocultação de identidade como uso de dados falsos.
O nome do acusado não foi divulgado pelas autoridades.