Amapá atrai gigante chinesa Sany para investimentos em energias renováveis

Empresa também fabrica grandes equipamentos de mineração e construção, mas está de olho na produção de energia
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O governador do Amapá, Clécio Luís (SD), reafirmou a prioridade do desenvolvimento econômico durante uma reunião estratégica na última segunda-feira (2), no Palácio do Setentrião, com representantes da Sany Renewable Energy Co. LTD., multinacional chinesa com 35 anos de experiência no mercado global, reconhecida por sua atuação em equipamentos para construção, mineração e sistemas de energia eólica renovável. 

A Sany demonstrou interesse no Amapá devido às vantagens logísticas e ambientais da região, incluindo localização estratégica para exportações e grande potencial de geração de energia solar e eólica.

“A Sany tem uma linha sustentável e está alinhada com os nossos interesses. Apresentamos o Atlas Solar e, em breve, teremos também projetos no campo da energia eólica e de biomassa. Temos segurança política, jurídica e ambiental para atrair investimentos sólidos para o nosso estado”, destacou Clécio Luís.

Potencial estratégico do Amapá

Com o título de estado mais protegido e preservado do Brasil, o Amapá vem se consolidando como um polo de atração para empresas que buscam sustentabilidade e inovação. A presença de 12 horas diárias de luz solar, aliada à infraestrutura em desenvolvimento, fortalece o estado como um local promissor para geração de energia renovável e iniciativas industriais voltadas à descarbonização.

“Nas nossas avaliações, identificamos o Amapá como uma área estratégica. O estado reúne fatores como abundância de energia solar, potencial para energias renováveis, além de oportunidades nos setores de mineração, agro e áreas isoladas. Estamos confiantes de que podemos construir uma parceria sólida aqui”, afirmou Gustavo Riccioppo, gerente de contas estratégicas da Sany.

Clécio entrega Atlas Solar, estudo que detalhe indicadores de produção de energia renovável no Amapá. Foto: Divulgação

Acordo em construção

Durante o encontro, Riccioppo e Zheng Jianya, diretor de Energias Renováveis da Sany para a América Latina, apresentaram uma linha de equipamentos movidos a energia renovável, com destaque para soluções que visam a descarbonização de operações mineradoras. O diálogo entre a Sany e o governo estadual foi complementado pela participação de secretários das pastas de Mineração, Relações Internacionais, Desenvolvimento Econômico, Rurap e Gabinete do Governador.

A aproximação com a Sany integra uma política mais ampla de atração de investimentos adotada pelo governo do Amapá, que busca transformar as riquezas naturais em desenvolvimento econômico sustentável, sempre respeitando as particularidades ambientais da região.

“O Amapá está pronto para receber grandes negócios. Nossa missão é construir um ambiente propício para empresas que compartilhem dos nossos valores de sustentabilidade e inovação”, concluiu Clécio Luís.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!