Da REDAÇÃO
A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) interrompeu temporariamente a captação e o fornecimento de água em Porto Grande após detectar alterações na qualidade do Rio Amapari na tarde desta quarta-feira (12).
A medida foi tomada como precaução, após o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério no garimpo São Domingos, localizado no município de Porto Grande, na manhã de terça-feira (11). O acidente ambiental afetou o Rio Cupixi, cujas águas foram tingidas de uma coloração alaranjada devido ao despejo de barro e rejeitos.
Desde a noite de terça-feira, a CSA intensificou o monitoramento da qualidade da água nos rios da região, principalmente no Amapari e no Araguari, que são fontes de captação para o abastecimento dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes.
A alteração detectada no Rio Amapari às 14h desta quarta-feira levou à decisão de interromper a captação de água como medida preventiva. Equipes técnicas da concessionária já trabalham para ativar uma captação alternativa, utilizando outro manancial que não sofre influência do Rio Cupixi.
O rompimento da barragem no garimpo São Domingos gerou preocupação quanto aos impactos ambientais e à possível contaminação dos rios da região.
Por enquanto, não há registros de vítimas ou danos materiais em residências ribeirinhas. Mas há a possibilidade de escassez de peixes, o que afetaria diretamente a população local que depende da pesca.
A prefeitura está adotando medidas emergenciais, incluindo a assinatura de um decreto de calamidade e a realização de análises da qualidade da água para avaliar os danos ambientais.
A CSA reforçou que seguirá monitorando os rios Amapari e Araguari de forma contínua e que qualquer nova alteração será avaliada pelos técnicos e comunicada à população.
A CSA seguirá monitorando a situação dos rios Amapari e Araguari por serem fontes de captação dos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande e qualquer alteração será tratada pelos técnicos da empresa e a população será devidamente comunicada.