Por RODRIGO DIAS
Uma capivara foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (26) em frente a uma sorveteria na entrada do Bairro Brasil Novo, na zona norte de Macapá. O caso gerou curiosidade e preocupação entre os moradores da região.
Um pedestre que passava pela Avenida Pinhal registrou o animal morto, que estava próximo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama – o que levantou especulações.
O Cetas é responsável por receber animais silvestres de entrega voluntária, resgate ou apreensão de fiscalização, recuperar e destinar esses animais por meio de soltura ou encaminhamento para empreendimentos de fauna autorizados.
No entanto, o superintendente do Ibama, Bernardino Nogueira, descartou a possibilidade de o animal pertencer ao Cetas.
“Quando nossos profissionais chegaram para recolher e fazer exames no animal, por volta de 8h, moradores relataram que o caminhão coletor de lixo já havia levado de lá. Mas reafirmamos que não é do Cetas porque não temos animais desse tamanho fazendo tratamento”, explicou Nogueira ao portal SN.
A suspeita agora é de que a capivara possa ter vindo de uma área alagada das proximidades. A origem do animal e a causa da morte continuam desconhecidas.
O Ibama informou que está investigando o caso para determinar a origem da capivara e as circunstâncias de sua morte. A presença de animais silvestres em áreas urbanas pode representar riscos tanto para os animais quanto para a população.