Por SELES NAFES
O bondinho do Trapiche Eliezer Levy, uma das atrações turísticas mais tradicionais de Macapá, está fora de operação há pelo menos um mês. Embora uma placa informe que às segundas-feiras o equipamento fica parado para manutenção, o veículo não tem funcionado por motivos que vão além do calendário de revisões técnicas.
Na primeira visita da reportagem do Portal SN ao local, em 13 de junho, o bondinho já estava paralisado. Na ocasião, o problema não era técnico, mas financeiro: funcionários de uma empresa terceirizada relataram atrasos no pagamento por parte da Prefeitura de Macapá.
Já no último domingo (29), duas semanas depois, o cenário continuava o mesmo. Segundo relatos de trabalhadores do trapiche, além dos problemas contratuais, o bondinho sofreu uma pane mecânica, o que contribuiu para o prolongamento da paralisação.

Bondinho permanece fechado e paralisado. Fotos: Seles Nafes

Placa informa o dia de manutenção, mas paralisação já dura semanas

Restante do trapiche continua funcionando
Ainda não se sabe exatamente há quanto tempo o bondinho está sem funcionar, mas a situação não é inédita. Após permanecer fechado por 10 anos, de frente para o majestoso rio Amazonas, o Trapiche Eliezer Levy foi reinaugurado em dezembro do ano passado pelo prefeito Antônio Furlan (MDB), graças a uma emenda do senador Davi Alcolumbre (União) que viabilizou a conclusão das obras.
Apesar da paralisação do bondinho, que deveria levar visitantes até o mirante na parte final do trapiche, o restante do complexo turístico segue funcionando normalmente, incluindo o restaurante e a sorveteria.
A Prefeitura de Macapá ainda não divulgou previsão para o retorno do funcionamento da principal atração do trapiche.