Por ELYERGE PAES, advogada de Macapá
“Eu já liguei pra Ouvidoria, pro SAC, mandei mensagem no WhatsApp, e cada um fala uma coisa diferente… eu só quero o que tenho direito.“
Quem nunca passou por isso na tentativa de fazer uma consulta ou um exame? Coração se enche de angústia, cada ligação vira um labirinto: uma atendente diz uma coisa, outra diz outra, prazos confusos, protocolos que ninguém acha! Tudo em um momento que nós ou um familiar está mais fragilizado.
Mas agora, isso precisa acabar. É PRECISO SABER DOS SEUS DIREITOS PARA LUTAR POR ELES.
Entrou em vigor a RN ANS nº 623/2024, que traz mais clareza e acolhimento ao beneficiário, garantindo que as operadoras prestem informações claras, objetivas e dentro de prazos definidos. Chega de respostas vagas que só atrasam o tratamento.
SAC, Ouvidoria e canais digitais agora devem falar a mesma língua, usando um protocolo único. Se você abrir uma demanda, não precisa mais repetir tudo em cada canal. Sua reclamação fica rastreável, garantindo mais eficiência.
A ANS também criou o Índice Geral de Reclamações (IGR), com atualização trimestral de notas das operadoras, destacando quem atende bem e expondo quem insiste em não resolver os problemas dos beneficiários.
A Ouvidoria agora tem papel ampliado: passa a ser um canal de reanálise de negativas e monitoramento das demandas, servindo como um verdadeiro espaço de acolhimento, não apenas mais um número para te cansar.

Advogada Elyerge Paes: importante anotar o número do protocolo. Fotos: Divulgação
E tem mais: o atendimento virtual passa a ser obrigatório, 24 horas por dia, todos os dias. Você poderá acessar informações e suporte quando precisar, sem depender do horário comercial para resolver questões de saúde.
O que isso significa na prática?
Significa mais respeito, agilidade e solução na origem do problema, evitando o desgaste de judicializações desnecessárias quando o que você quer é só continuar seu tratamento com dignidade.
AMIGOS, UMA DICA IMPORTANTE: Se tiver problemas com seu plano de saúde, anote sempre o número do protocolo e registre sua demanda de forma clara. Essa nova regra está ao seu lado e pode garantir que sua demanda seja resolvida de forma mais rápida.
Elyerge Paes – jornalista e advogada