Pacientes renais ganham reforço no transporte com doação de carro elétrico

Entrega do veículo ocorreu durante um café da manhã na sede da AAMAR, no bairro Central, com a presença de pacientes, familiares, apoiadores e representantes do Grupo Equatorial.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Pacientes renais crônicos passam a contar com um novo apoio para deslocamentos essenciais após a entrega de um veículo elétrico às entidades que atuam diretamente no atendimento desse público no Amapá. A iniciativa fortalece o trabalho social realizado pela Associação Amapaense dos Renais Crônicos (AAMAR) e pela ONG Amigos pela Vida (APV), que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e enfrentam diariamente dificuldades de mobilidade para tratamentos e acompanhamentos médicos.

A entrega do veículo ocorreu durante um café da manhã realizado na sede da AAMAR, no bairro Central, com a presença de pacientes, familiares, apoiadores e representantes do Grupo Equatorial, responsável pela doação. Além do carro, foram entregues uma geladeira nova e itens de limpeza e higiene arrecadados na I Corrida Equatorial. O veículo, cedido por meio de contrato de comodato, será utilizado no transporte de usuários, no apoio técnico das equipes e em atividades institucionais de ambas as entidades.

O presidente do Grupo Equatorial, Augusto Dantas, destacou que a ação integra o programa E+ Mobilidade Elétrica, do Programa de Eficiência Energética da Aneel, e reforça o compromisso da empresa com iniciativas que unem tecnologia limpa e impacto social.

O veículo, cedido por meio de contrato de comodato, será utilizado no transporte de usuários, no apoio técnico das equipes e em atividades institucionais

“Estamos entregando um veículo elétrico que vai ajudar a levar os doentes renais a realizar atendimentos nos hospitais. Estamos muito felizes com mais esta entrega”, afirmou.

Também presente na cerimônia, o deputado estadual Jesus Pontes — um dos articuladores para que a doação fosse possível — ressaltou a necessidade de mais apoiadores para os projetos e anunciou a destinação de R$ 100 mil para a AAMAR e a APV. “Só gratidão ao Instituto Equatorial. Com bons parceiros, conseguimos realizar algo fundamental para todos. Eu chamo os empresários a também conhecer e colaborar com as instituições”, disse.

Para a presidente da AAMAR, Amanda Bastos, o reforço é decisivo para a rotina dos pacientes e das equipes técnicas.

“Estamos recebendo um belíssimo presente. Esse carro vai dar apoio aos trabalhos executados pela AAMAR e pela APV, para transportar os pacientes e a equipe. É um dia de agradecimento a todos que fizeram parte dessa ação”, declarou.

O idealizador da APV, Adriano Bastos, também ressaltou a importância do veículo para as ações itinerantes realizadas em bairros de Macapá, municípios do interior e comunidades do Pará.

Além do carro, foram entregues uma geladeira nova e itens de limpeza e higiene arrecadados na I Corrida Equatorial

“Veio em um bom momento. Serão pacientes e familiares atendidos. A Equatorial abraçou essa causa e esperamos que venham outros bons frutos”, afirmou.

A APV, criada em 2018, presta atendimentos sociais e de saúde em diversas localidades, oferecendo consultas especializadas, suporte psicológico, serviços de odontologia, nutrição, exames e ações preventivas. Já a AAMAR, fundada em 2023, acompanha mais de mil pacientes renais crônicos em todo o estado, oferecendo apoio social e encaminhamentos.

A iniciativa faz parte do E+ Mobilidade Elétrica, programa que incentiva o uso de tecnologias limpas no transporte e estimula a substituição de veículos tradicionais por modelos elétricos, contribuindo para a redução de emissões e para uma mobilidade mais sustentável nos estados atendidos pelo Grupo Equatorial.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!