Por OLHO DE BOTO, de Macapá (AP)
Um casal apontado como responsável por um ponto de venda de drogas foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (26) durante patrulhamento da Polícia Militar no bairro Novo Horizonte, zona norte de Macapá. A ação foi realizada por uma equipe de radiopatrulha do 2º Batalhão, que atuava na Operação Protetor.
A ocorrência teve início após um motociclista, motorista de aplicativo, sinalizar com luz alta pedindo apoio à guarnição comandada pelo sargento Hemerson Maciel. O condutor relatou que havia acabado de transportar um usuário de drogas até a Avenida Antônio Carlos Reis, onde o passageiro teria comprado entorpecentes, retornando em seguida para a área conhecida como “Lago da Vaca”.
Segundo o denunciante, o local funciona como ponto ativo de tráfico, frequentado por diversos usuários, que costumam fugir com a chegada da polícia. Ele ainda apontou que o comércio ilegal seria comandado por um casal, com apoio de um veículo Volkswagen Gol branco. Por medo de represálias, o motorista pediu sigilo sobre sua identidade.
Com base nas informações, a equipe se deslocou até o endereço indicado. Ao se aproximarem da residência, os policiais flagraram cerca de quatro pessoas saindo do imóvel, pulando muros ao perceberem a presença da PM. Apesar do cerco, os suspeitos conseguiram escapar devido à baixa iluminação e ao terreno irregular.

Parte da droga foi encontrada em um Gol branco apontado na denúncia como veículo de apoio ao tráfico. Fotos: Olho de Boto/SN
Na sequência, os policiais entraram na residência, cuja porta estava aberta, e encontraram o casal denunciado tentando fugir pelos fundos, sendo contidos pelo cerco montado. Após ordem legal, os suspeitos foram abordados.
Com Renan Quaresma Oliveira, de 41 anos, a PM relatou ter encontrado duas porções médias de crack. Já com Samara Souza Dias, de 38, uma sacola contendo uma porção média da mesma substância. Durante a busca no interior do imóvel, os policiais localizaram, dentro de uma mochila infantil escondida no guarda-roupa do casal, várias porções grandes de crack. Ainda no local, foram apreendidos sete celulares, R$ 127 em dinheiro, uma máquina de cartão, um rádio comunicador e uma balança de precisão, materiais típicos do tráfico. No Gol branco indicado na denúncia, foi encontrada mais uma porção grande de crack escondida no compartimento de documentos.
Durante a abordagem, Samara tentou enganar a guarnição fornecendo um nome falso, que não constava no sistema do Ciodes. Posteriormente, ela confessou sua verdadeira identidade.
Os suspeitos resistiram à prisão, sendo necessário o uso progressivo da força e algemas, conforme a legislação e os procedimentos da PM. O casal foi conduzido à delegacia junto com mais de 2kg de drogas.
