Por JONHWENE SILVA, de Santana (AP)
O movimento de passageiros durante a Expofeira do Amapá 2026 tem sido motivo de comemoração entre taxistas de Santana, que atuam no entorno do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Na quarta noite de programação, profissionais que fazem a ligação entre Santana e a capital destacaram o aumento na procura pelo serviço.
Os taxistas afirmam que o movimento está positivo e que a organização do transporte tem contribuído para o fluxo e consequentemente, o atendimento ao público. Segundo eles, em um dia de trabalho, chegam a realizar, em média, de três a cinco corridas com destino a Santana.
“Eu acho que esse ano tá sendo muito bom, até porque a organização ficou melhor. A gente tem a expectativa todos os anos. A gente espera que continue assim até a última noite”, reforçou o taxista Raimundo Donizete.

Raimundo Donizete destaca melhora na organização e espera manter o bom movimento até a última noite do evento. Fotos: Jonhwene Silva/SelesNafes.com
Neste ano, uma novidade também foi percebida pelos profissionais santanenses: taxistas de Macapá passaram a ocupar a área que, anteriormente, era destinada apenas aos taxistas de Santana. Para os trabalhadores, a divisão tem ocorrido de forma organizada e não tem prejudicado o serviço.

Procura pelo serviço cresce durante a programação, com profissionais realizando de três a cinco viagens por noite com destino a Santana
Para o taxista Júnior Nogueira, as corridas com destino a Macapá, por outro lado, são consideradas menos frequentes, mas também acontecem ao longo da noite. Segundo ele, a tendência é que o movimento melhore ainda mais.
“Eu vejo que tem espaço para todo mundo. Esse ano, tem taxistas também de Macapá aqui na área que antes eram somente de taxistas de Santana. De qualquer forma, eu acredito que vai dar para faturar muito ainda até o final da Expofeira”, reafirmou.

Júnior Nogueira avalia que há espaço para taxistas de Santana e Macapá e aposta em mais corridas até o fim da programação
Mesmo com a presença cada vez maior de motoristas que trabalham por meio de aplicativos, os taxistas afirmam que continuam encontrando demanda durante a programação da Expofeira. Com a expectativa de aumento no fluxo de visitantes até o encerramento do evento, os profissionais esperam manter o ritmo de trabalho e aproveitar o movimento.
