Clécio assume missão de preparar Amapá para transformar petróleo em empregos

Durante visita de Lula à sonda da Petrobras, governador destacou qualificação profissional e geração de oportunidades para os amapaenses
Compartilhamentos

Por SELES NAFES, de Macapá (AP)

Durante a visita do presidente Lula à sonda da Petrobras que encontrou petróleo na costa do Amapá, nesta segunda-feira (17), o governador Clécio Luís (União) assumiu o compromisso de liderar a mobilização para que a nova fronteira petrolífera se traduza em desenvolvimento, empregos e melhoria da qualidade de vida da população amapaense.

Além de Clécio e Lula, participaram da visita o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União), e o senador Randolfe Rodrigues (PT). A comitiva conheceu de perto a estrutura responsável pela perfuração do poço onde a Petrobras confirmou a presença de hidrocarbonetos e posou para fotos com uma das amostras coletadas.

Clécio e Randolfe receberam o presidente…

Para Clécio, o principal desafio a partir de agora é garantir que o potencial econômico identificado na região produza efeitos concretos para quem vive no Amapá e também para o restante do país.

“Essa confirmação vai se transformar em benefícios reais na vida de quem mora aqui no Oiapoque, em Calçoene, no Jari, em todo o Amapá, no Brasil. Esse é o grande desafio: transformar essa riqueza em benefício que o brasileiro sinta na sua mesa, na sua casa e no seu trabalho”, afirmou.

Randolfe Rodrigues classificou o momento como histórico e destacou a necessidade de preparar o estado para aproveitar as oportunidades que poderão surgir com a atividade petrolífera.

“Temos uma nova fronteira de desenvolvimento diante de nós e precisamos garantir que essa riqueza se transforme em oportunidades para o nosso povo”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues.

…e depois concederam entrevista coletiva após visita à sonda

Empregos

A preparação da mão de obra local para a cadeia do petróleo e gás já vinha sendo tratada pelo governo estadual antes mesmo da confirmação da descoberta. Desde 2024, o Estado ampliou ações de qualificação profissional direcionadas ao novo cenário econômico. Em 2025, durante o Oiapoque Energy, Clécio resumiu a estratégia ao afirmar que “o petróleo não nos pegará de surpresa”.

Neste ano, o governo abriu 5 mil vagas por meio do programa “Qualifica Amapá: Mais Emprego”. Os cursos abrangem áreas diretamente ou indiretamente relacionadas à nova atividade econômica, como petróleo e gás, logística, construção civil, hotelaria, turismo e segurança do trabalho.

Durante a visita, Lula também ressaltou o potencial econômico da descoberta e defendeu que os resultados sejam convertidos em benefícios para a população.

“Isso aqui vai ser riqueza para o povo brasileiro, vai ser riqueza para o Amapá”, declarou o presidente.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!