Por SELES NAFES, de Macapá (AP)
O prefeito interino de Macapá, Pedro Dalua (União), confirmou a gratuidade no transporte público coletivo da capital neste domingo (25), dia de votação do segundo turno das eleições, e garantiu que não voltará a “socorrer” financeiramente a Nova Macapá, empresa que enfrenta uma crise responsável por mergulhar o sistema em uma greve de uma semana.
“Se a prefeitura devesse pra Nova Macapá, deveria também para a Expresso Marco Zero. Vamos socorrer pela última vez, mas isso não vai mais acontecer. Vamos criar qualquer mecanismo, mas não vamos ficar mais nas mãos de empresários que fazem especulação para cobrar dívida da gestão passada e usam a população para nos colocar na parede”, afirmou Pedro Dalua, durante reunião com a equipe de governo.
Atualmente, Macapá é atendida por duas empresas, a Expresso Marco Zero e a Nova Macapá, que possui a maior frota. No entanto, apenas esta última tem enfrentado problemas para garantir a prestação do serviço à população. Nos bastidores, a empresa alega ter cerca de R$ 15 milhões a receber em supostos débitos deixados pela gestão Furlan.

Nova Macapá tem enfrentado greves e alega ter crédito de R$ 15 milhões. Prefeitura nega
Desde março, quando assumiu interinamente o comando da capital, a gestão de Pedro Dalua afirma ter quitado todos os débitos de 2024 e 2025. A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) também já notificou a Nova Macapá quatro vezes para regularizar a prestação do serviço.
O presidente da CTMac, Michel Braz, confirmou que, a partir deste sábado (24), equipes da companhia, do Ministério Público Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciarão uma fiscalização ampliada na capital e nas garagens das empresas para garantir a circulação de veículos em quantidade suficiente para atender os eleitores. No domingo, o transporte coletivo será gratuito.
“Toda a frota tem que estar rodando”, determinou o prefeito.
