Candidatos do Enem terão ônibus de graça sem necesssidade de decretos

Prefeitura disponibilizará 65 ônibus das 8h às 22h nos próximos dois domingos; Dalua anunciou envio de proposta à CMM para instituir o benefício permanentemente
Compartilhamentos

Macapá (AP)

Os candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (8), em Macapá, não precisarão pagar passagem de ônibus para chegar aos locais de prova e retornar para casa. A gratuidade foi garantida pela prefeitura e também valerá no domingo seguinte (15), quando será realizada a segunda etapa do exame. Ao todo, 65 ônibus estarão em circulação, das 8h às 22h, atendendo moradores das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da capital. O benefício será estendido a todos os passageiros, mesmo aqueles que não participarão do Enem.

A medida foi oficializada na sexta-feira (6), quando o prefeito Pedro DaLua assinou o decreto que estabelece a gratuidade durante os dois dias de aplicação das provas. A operação será coordenada pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), que ficará responsável por acompanhar o funcionamento do sistema. As empresas que operam o transporte coletivo já foram comunicadas sobre a determinação.

Prefeito anunciou benefício permanente sem necessidade de decretos seguindo proposta da vereadora Lorena Quintas

“É importante que os estudantes possam se preocupar apenas em fazer a prova, que o transporte deixe de ser um empecilho na vida dos jovens”, afirmou a coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e representante da UNE, Beatriz Dias. 

Benefício automático

Além de garantir o transporte gratuito neste ano, DaLua assinou um projeto de lei para transformar o benefício em uma política permanente no município. A proposta prevê que a gratuidade seja assegurada automaticamente nas próximas edições do Enem, sem a necessidade de publicação de novos decretos. O texto também pretende estender a medida aos dias de realização de concursos públicos municipais.

“Vamos fazer uma lei para garantir que, em todos os Enem, já tenha a gratuidade para os estudantes, sem precisar ficar fazendo decreto toda vez. E quero acrescentar nesse projeto de lei não só o Enem, mas também os concursos públicos que acontecerem no âmbito do município de Macapá”, declarou o prefeito. A proposta será encaminhada à Câmara Municipal, onde dependerá da aprovação dos vereadores para entrar em vigor.

Segundo a prefeitura, a iniciativa surgiu após uma solicitação da vereadora Lorena Quintas e de representantes de entidades estudantis, entre elas a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). 

Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
erro: Conteúdo Protegido!!