Um grande incêndio em uma área de vegetação nesta sexta-feira, 30, no município de Laranjal do Jari, no Sul do Amapá, a 265 quilômetros de Macapá, assustou moradores de uma área de invasão do Bairro Santarém. Com medo que as chamas atingissem as casas, algumas famílias chegaram a retirar pertences de dentro das residências para evitar prejuízos.
O incêndio começou por volta das 10h30min. Como a estiagem está rigorosa este ano e o mato muito seco, as chamas se espalharam por uma grande área muito rapidamente, de acordo com relatos de moradores. “Estava muito quente no local. Eu fiquei até vermelha fazendo as fotos”, lembra a sargento Tânia, do 11º BPM de Laranjal do Jari, autora das fotos postadas neste site.
O Corpo de Bombeiros mandou um caminhão de combate com apoio de dois carros-pipa da prefeitura e conseguiu evitar que o fogo atingisse as moradias que são de madeira e muito próximas uma das outras.
“O fogo já foi controlado, mas ainda tem muita fumaça incomodando a população. O local é uma área de ressaca que secou e a vegetação seca ficou toda em cima. Alguém foi queimar lixo e acabou perdendo o controle”, explicou o tenente-coronel Rogério Ramos, responsável em exercício pela Comunicação Social do CBM.
O medo de incêndios em Laranjal do Jari não é um exagero, especialmente pelo histórico da cidade que já teve um bairro inteiro consumido pelas chamas.