Mais de 500 alunos de 26 escolas encheram de colorido e alegria o palco do Teatro das Bacabeiras nesta segunda-feira, 9, durante o II Festival de Dança das Escolas Municipais. As crianças fizeram verdadeiras viagens pela cultura dos países, e tinham que representar esses costumes por meio de danças e trajes típicos.
Rock, tarantella, MPB e dança gaúcha foram alguns dos diversos ritmos musicais apresentados por meio de coreografias criativas. O festival foi uma espécie de desfecho das atividades do Programa Mais Educação.
A aluna da Escola Paraíso das Acácias, Eliane Cortes, disse que sentiu um friozinho na barriga antes de entrar no palco.
“Gostei muito da iniciativa, pois são várias escolas interagindo e disseminando conhecimento por meio da música. Muitos tipos de músicas que foram apresentados eu ainda nem conhecia, por isso o festival foi aprovado e espero participar de outros”.
“Educação não é apenas professor em sala de aula, mas também é alimentação escolar de qualidade, assim como investimento em manutenção. E isso tem sido prioridade do prefeito Clécio, visando sempre à melhoria do ensino nas escolas municipais”, disse a chefe do Departamento de Ensino da Semed, Nilza Amaral.
Foi a chance para os alunos demonstrarem o que estão aprendendo em sala de aula em relação à arte, buscando socialização.
“Esses estudantes tiveram todo um trabalho com livros e exercícios em sala de aula e agora estão ‘dando uma volta ao mundo’ por meio da arte e da cultura e das disciplinas de geografia, história, língua estrangeira e ciências. Depois de todo um trabalho, hoje é o coroamento com esse festival. Existem crianças aqui que nunca pisaram no Teatro das Bacabeiras, por isso esse projeto deu certo porque envolve famílias inteiras e o conhecimento é absorvido de forma dinâmica”, comentou o prefeito Clécio Luis, que acompanhou as apresentações.