ANDRÉ SILVA
A praça Nossa Senhora da Conceição, no coração do bairro do Trem, área nobre de Macapá, é uma das praças mais antigas da cidade. Cartão postal da capital e capítulo importante da história do Amapá, o lugar está abandonado.
Em 1952, uma das principais vias do bairro, a Avenida Feliciano Coelho, começava a ser aberta e com ela o progresso chegava ao bairro do Trem. Depois da Feliciano, várias outras vias foram abertas, dando a cara que hoje tem o bairro.
A praça veio pouco tempo depois. Construída em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição, virou uma atração para os moradores dali. Muitos nasceram no bairro e a praça faz parte da história deles.
“Eu nasci aqui. Minha avó e meu avô ajudaram a construir a igreja. Eu venho a essa praça desde criança. Mas as coisas mudaram muito de lá para cá. Agora está mais perigoso”, conta o estudante Delano Borges.
Hoje é possível ver o que não se via. Praticantes de corrida e de outros esportes dividem o mesmo espaço.
A praça também é o lugar onde ocorre a famosa Copa do Mundo Marcílio Dias, competição que tem a participação de dezenas de times do Amapá, cada um representando um país. Sem falar dos jogos da eterna disputa entre solteiros e casados do bairro. A tradição pede socorro.