DA REDAÇÃO
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou a norma que obriga as academias de ginástica a afixar em suas dependências avisos sobre o uso de anabolizantes. O projeto foi encaminhado agora para análise da Câmara dos Deputados.
A matéria foi aprovada depois que os senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Marta Suplicy (PMDB-SP) entraram em acordo e decidiram unir os projetos que eram semelhantes. Suplicy fez algumas adequações a partir da proposta de Alcolumbre para deixar a norma mais atualizada.
Os anabolizantes foram criados para fins terapêuticos, mas devido aos seus efeitos de aumento da massa muscular, passaram a ser utilizados por praticantes de atividades físicas e esportivas.
Desde a publicação da Lei 9.965/2000, no entanto, a prescrição médica passou a ser exigência para a venda de anabolizantes, ficando as farmácias obrigadas a reter a receita por cinco anos.
Durante a discussão, Davi Alcolumbre alertou para os riscos que envolvem o uso abusivo dessas substâncias. Entre os mais comumente reconhecidos, estão a irritação, agressividade, acne grave, atrofia do volume testicular, redução da contagem de espermatozoides, infertilidade, impotência sexual, calvície, aparecimento de tumores no fígado e alteração no colesterol, além de uma série de outros efeitos colaterais.