DA REDAÇÃO
Com a redução da oferta de voos e o aumento no preço das passagens aéreas, o amapaense ganhou uma nova alternativa para chegar em Belém num tempo relativamente curto. Começou a funcionar na última terça-feira, 17, no Terminal Hidroviário do Porto de Belém, a lancha rápida para o Amapá.
A embarcação é um catamarã climatizado com capacidade para 132 pessoas. A lancha, que possui lanchonete, wifi e televisão, pode fazer todo o trajeto entre Belém e Santana, no Amapá, em apenas 12 horas. Ou seja, é possível sair do Amapá no início da manhã e chegar a Belém no fim do dia. Os navios que fazem a linha costumam levar 24 horas para completar a viagem.
Há escalas nos municípios Curralinho e Breves, onde o passageiro também pode optar em desembarcar pagando tarifas mais baratas.
Por enquanto, a lancha rápida partirá para Belém às quarta-feiras às 6h, e o retorno será nas terças-feiras no mesmo horário. A partida em Belém ocorre no Terminal Hidroviário do Porto de Belém, que fica no galpão 9 da Estação das Docas. Em Santana, chegada e partida ocorrem no Porto do Grego, na Área Portuária de Santana.
No terminal de Belém, inaugurado há apenas dois anos, os usuários poderão esperar a partida em instalações confortáveis com praça de alimentação, wi-fi e atendimento turístico.
O preço da passagem na lancha rápida custa R$ 260 reais, mas se for comprada com até 24 horas de antecedência, ela sai por apenas R$ 208 no site www.tapajosexpresso.com.br.
Com informações fornecidas pela Agência Pará