CÁSSIA LIMA
A prefeitura de Macapá entregou na manhã desta terça-feira, 14, a obra de revitalização do Conselho Tutelar da Zona Sul, localizado no Bairro Buritizal. O espaço, que estava com salas e banheiros interditados, ganhou sistema de segurança e acessibilidade.
A reforma contou com reestruturação da parte elétrica, pintura interna e externa. Além de recuperação de banheiros e salas que estavam fechadas. A obra custou R$ 64 mil aos cofres do município.
“É um espaço pequeno, mas que agora está aconchegante. Com a obra o Conselho terá maior comodidade, melhorando o atendimento dos conselheiros. Estamos concluindo a manutenção predial e até junho uma empresa estará cuidando do espaço”, destacou o prefeito de Macapá, Clécio Luis (Rede).
O prédio do Conselho Tutelar da Zona Sul não passava por reforma desde 2008, quando foi inaugurado. Muitas vezes foi noticiado pelo abandono, o espaço estava sem porta.
Com a reforma o Conselho vai funcionar de forma efetiva de 7h30 às 18 horas com cinco conselheiros, e depois, uma equipe ficará de sobreaviso. Os serviços de assistência social, psicologia, pedagogia, assistência jurídica e lúdica estão com espaços reformados e funcionando.
“Em maio tivemos um crescimento no índice de denúncias. Ao todo esse ano foram 2.249. É muito pra nossa realidade. A comunidade tem nos procurado muito e sabe que nesse momento podemos ajudar. Essa reforma vai melhorar o nosso trabalho e ajudar a comunidade”, disse a presidente do Conselho Tutelar da Zona Sul, Huelma Medeiros.
Macapá possui dois Conselhos Tutelares, um na Zona Sul e outro na Zona Norte. O objetivo do órgão é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, obedecendo as atribuições previstas no Artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Suenia Bezerra, o Conselho da Zona Norte está com as obras quase concluídas.
“Iniciamos a obra um pouco depois, mas já está em pleno vapor, com 90% concluída. Estamos dando atenção especial no forro e na parte elétrica. Até final de junho entregamos o prédio e isso vai ajudar a melhorar o atendimento e cuidado com nossas crianças”, defendeu.
Na cerimonia de entrega, estiveram presentes conselheiros, servidores, guardas municipais e policiais do 6º Batalhão, que auxiliam no policiamento escolar com palestras de prevenção.