CÁSSIA LIMA
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, neste sábado, 5, foi considerado de muito nervosismo e tensão para os amapaenses. Algumas pessoas fazem a prova pela primeira vez e enfrentam a pressão do exame para o ensino superior.
Esse é o caso da estudante Nerilene Ferreira, de 28 anos, que esperava a abertura dos portões na Escola Estadual Coelho Neto, no Bairro do Buritizal. Ela não fez cursinho, mas estudou em casa e na escola e faz a prova pela primeira vez.
“É uma prova muito esperada que nos deixa com muita expectativa e nervosismo. Eu quero cursar arquitetura e agora tô tentando manter a calma e relaxar. Mas é difícil porque é muita pressão”, conta a estudante que tentava disfarçar o nervosismo sorrindo.
Para José Ricardo, de 18 anos, a pressão é ainda maior. Ele faz o Enem pela segunda vez e apesar de ser morador do Bairro Buritizal fez a prova na Escola Estadual Tiradentes, no Centro. Ele conta que estudou 4 horas por dia em casa e está bem para a prova.
“Não tem aquele nervosismo do primeiro ano, mas tem a pressão e expectativa maior da prova. Eu tô mais tranquilo e confiante, mas curioso para saber os assuntos que vão cair na prova”, contou José que busca cursar Engenharia da Computação.
Já para a jovem Milena Palmerim, de 16 anos, o Enem tem um significado diferente. Ela, que cursa o 2ª ano do ensino médio e faz cursinho, tenta o exame pela primeira vez para “ter noção” da prova.
“Nós sabemos as disciplinas de hoje, mas não fazemos a mínima ideia da prova em relação às questões. Por isso vim fazer, porque quero ter noção da prova e quebrar o nervosismo para o ano que vem. Aí sim vou estudar em dobro para cursar medicina”, disse.
Chamou a atenção na entrada de algumas escolas os estudantes estarem sendo recepcionados por equipes de faculdades particulares, que distribuíram água e panfletos sobre promoções de cursos superiores.
Ao todo, 65.623 candidatos estão inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado e domingo. A maior parte dos alunos são de escolas públicas que devem fazer o exame em Macapá e Santana.
Neste sábado, o conteúdo será de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A prova deste primeiro dia tem a duração de 4h30min.
No domingo, o Exame tem como prova a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a redação. Serão 5h30min de prova.