CÁSSIA LIMA
Apesar de colecionar 16 medalhas, o jovem paratleta Thiago dos Santos, de 12 anos, tenta conseguir passagens para competir no V Open Internacional de Jiu Jitsu, que ocorre dia 10 de dezembro em Belém, no Pará. O sonho do jovem é representar o Amapá.
Thiago, que já ganhou diversas vezes fora do estado, ainda precisa vencer fora do tatame para chegar ao ponto de disputar as competições. A principal dificuldade é a falta de patrocínio.
O adolescente nasceu com artrogripose múltipla, uma doença congênita rara que se caracteriza por articulações fracas e fibrose fazendo com que as pernas sejam curvas. Mas a deficiência nunca o impediu de sonhar.
Mesmo morando numa casa alugada na ponte, no Bairro do Muca, o adolescente conseguiu doações de passagens para competir no mundial de jiu-jitsu em julho em São Paulo. Lá, ele se consagrou campeão mundial na categoria peso galo.
“Esse é o sonho dele e fazemos de tudo para realizar. No momento estou desempregada, mas agora tenho que cuidar diretamente da rotina dele. Ele já conseguiu a inscrição no evento, o que falta é nossa passagem”, diz a mãe Jady Campos.
Ela revela que vive de doações e também com o beneficio que o filho recebe. Com esse dinheiro, ela ainda sustenta os outros irmãos. A família chegou a mudar de casa, mas voltaram para a ponte após ter suas coisas furtadas e ficarem sem dinheiro. A família ganhou um apartamento, no Conjunto Residencial Jardim Açucena, que ainda está em fase de construção, mas só deve ser entregue no próximo ano.
Mesmo com as dificuldades de mobilidade e financeiras, Thiago treina todos os dias da semana na academia Urso Team Pegadas do Amanhã com a equipe Alliance, localizada no Bairro do Zerão. Lá ele recebe o apoio do professor Enos Marques.
“Eu quero trabalhar, mas não posso porque o Thiago estuda de manhã, faz terapia, tem educação especial e ainda treina a noite. Sou eu quem o acompanho nas atividades. Queria muito ter ajudar de realizar o sonho dele”.
A mãe pede ajuda para a passagem e até cestas básicas para a família. As doações podem ser feitas pela Agência: 0658, Operação 013, Conta Poupança 50758-0, da Caixa Econômica Federal no nome de Jacione Campos dos Santos, tia do adolescente. Mais informações com a mãe de Thiago, no telefone (96) 99202-9865.