CÁSSIA LIMA
Uma moradora do conjunto habitacional Macapaba, na zona norte de Macapá, teve que devolver seu apartamento para a Caixa Econômica Federal. Em janeiro do ano passado, a mulher divulgava a venda do imóvel nas redes sociais ao preço de R$ 45 mil.
“Ele tá tudo em dia, pintado, em perfeito estado de conservação. Possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro, e não vamos ter problemas com ninguém. Isso é normal aqui”, disse por telefone a mulher para a reportagem do portal SELESNAFES.COM no dia 12 de janeiro de 2016. A produção do portal se fez passar por um potencial comprador.
O dossiê da Caixa Econômica Federal apontava que a moradora se encaixava no perfil do beneficiário, além de ter limite de renda de R$ 1,6 mil e ser chefe de família.
A dona do imóvel que postou a informação em um grupo de vendas no Facebook se identifica como Eli Machado, mas o seu nome verdadeiro é Elisângela Bonjo Machado. Ela morava no apartamento 302, localizado no bloco 20 da quadra 3. Ela chegou a divulgar fotos do interior do apartamento e seu número de contato na postagem.
De acordo com a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), em 2015 três pessoas perderam apartamentos no conjunto habitacional Macapaba por irregularidades no perfil do beneficiário. As denúncias são investigadas pela Caixa e também na Procuradoria Geral do Amapá (PGE).
Já em 2016, uma equipe formada por assistentes sociais da Sims, Caixa Econômica e Justiça detectou em agosto que de 366 apartamentos pelo menos 125 estavam alugados ou já haviam sido vendidos.
“Nós já ofertamos denúncia na Caixa e eles estão terminando os processos. A Secretaria reconhece esses casos. Nosso grande problema é ter provas”, destacou a gerente geral de projetos e programas habitacionais da Sims, Danielle Barata.
Conjunto Macapaba
A entrega dos 2.148 apartamentos do conjunto residencial Macapaba foi feita pela presidente Dilma Rousseff em junho de 2014, finalizando a 1ª fase do programa do Governo Federal. Hoje, a segunda fase com 2.218 apartamentos está em obras, mas ainda não possui data de entrega.