CÁSSIA LIMA
Está prevista para o mês de abril a escolha da comissão eleitoral que coordenará as eleições para a nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap). O pleito está marcado para o dia 25 de junho de 2017.
O atual presidente da entidade, Aroldo Rabelo, ocupa o cargo por meio de liminar. Em março de 2015, ele chegou a ser afastado do exercício da presidência da entidade por meio de ações na justiça que investigavam denúncias de irregularidades nas eleições de 2014 do sindicato. Aroldo já anunciou que não será candidato a reeleição.
A informação da eleição foi publicada nas redes sociais oficiais do Sinsepeap. Ainda não há uma comissão eleitoral formada, mas de acordo com a diretoria atual, ela será formada por meio de assembleia geral da categoria. O regimento eleitoral da comissão será organizado pelos advogados da entidade.
As eleições gerais ocorreram nos 16 municípios do Amapá. As chapas poderão se inscrever em até 45 dias após a publicação do edital. O candidato que não preencher as condições do edital poderá ser impugnado por qualquer sindicalizado no prazo de cinco dias.
Pelo menos 3 chapas até agora
De acordo com informações dos sindicalizados, a disputa interna é grande dentro do Sinsepeap para a escolha das chapas, mas pelo menos três devem ser fechadas para a disputa. A categoria dos profissionais da educação é a maior do Estado, abrangendo educadores do antigo território, do Estado e dos municípios.