ANDRÉ SILVA
Os moradores da Passarela Guaranis, no Buritizal, zona sul de Macapá, estão respirando aliviados depois que a reforma na passarela principal começou. Mais de 500 metros da ponte estão sendo recuperados pela prefeitura.
Após vários meses de protestos com ruas fechadas, pneus queimados e muitos gritos de ordem, a solicitação da população foi atendida na manhã deste sábado (8). Eles se queixavam de constantes acidentes local devido a má conservação da antiga passarela.
O aposentado, Hermenegildo dos Passos, de 78 anos, disse que não só ele, mas boa parte de idosos e crianças que vivem no local já sofreram várias quedas no local.
“Agora está bom. Melhor do que estava. Mas não fazem mais que a obrigação deles”, ironizou o aposentado
A dona de casa Joseane Patricia, de 34 anos, acredita que a reforma deveria atender as passarelas que dão acesso para as casas, pois muitas estão muito deterioradas.
“Eu já caí duas vezes na frente da minha casa. Minha ponte está muito ruim e eu estando operada então esse risco aumenta”, reclamou.
O pastor Jeferson dos Reis Lopes, de 44 anos, acha que a mudança é uma benção. Ele chama a atenção para o fato da ponte estar sendo reconstruída e não reformada. Ele acredita que as manifestações dos últimos dias surtiram o efeito esperado.
“Para nós está sendo uma benção. Agora nós vamos pisar em algo visível. As manifestações valeram muito a pena” ressaltou o pastor.
A passarela está dentro de um cronograma de reforma de 8 quilômetros de passarelas em bairros de Macapá, executado pela prefeitura. O valor investido de mais de R$ 1 milhão veio de emendas parlamentares.