DA REDAÇÃO
A dez dias do Natal, quando famílias se confraternizam num clima de paz, amor e amizade, no município de Santana, um dos aspectos que contribuíam para esse sentimento está ausente este ano. Acostumados a terem a iluminação natalina pelas avenidas e praças da cidade, os moradores sentem falta da decoração.
Durante a noite, é mais perceptível, especialmente no Centro da cidade, a ausência das luzes natalinas. Na Praça Cívica, por exemplo, não há qualquer decoração que lembre o clima da Natal. A servidora pública Ivonete Trindade lamenta a situação.
“A gente vinha aqui e encontrava tudo decorado, muito colorido, o que deixava o clima natalino muito mais presente. Hoje, não sei por que não temos, infelizmente”, lamentou.
Na Rua Ubaldo Figueira, que corta o município do Centro até o Bairro Provedor, local que, tradicionalmente, recebia a ornamentação, não há nenhuma luminária que remeta ao clima natalino.
Em anos anteriores, a administração municipal fazia a decoração. Houve até projetos de utilização de cerca de 200 mil garrafas PET, bonecos gigantes de neve, árvores e luminárias. Tudo com os produtos recicláveis.
“Isso deixa um pouco mais triste o clima de Natal. Eu lembro que tinha luminárias com garrafa de plástico que ornamentavam a praça e as ruas. Tudo ficava muito lindo”, disse a estudante Larissa Uchôa.