No dia 2 de abril, Dia Internacional de Conscientização do Autismo, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA) começará uma programação especial que irá incluir a ornamentação luminosa na cor azul na sede da entidade. A cor é uma reflexão sobre o fato de a anomalia atingir mais meninos do que meninas.
A Associação de Pais e Amigos dos Autistas é uma entidade que se dedica a ocupar uma imensa lacuna deixada pelo poder público que não investe na educação e no desenvolvimento das pessoas com autismo.
No ano passado, a AMA conseguiu um feito: teve projeto aprovado pela Petrobrás para aparelhar uma espécie de casa de apoio que oferece atividades que ajudam no desenvolvimento das crianças. O trabalho ficou tão famoso que gerou uma demanda inesperada. A ideia era formar apenas uma turma de alunos, agora são quatro.
Hoje a associação hoje atende 52 crianças de dois a 5 anos de idade com especialistas que ajudam no desenvolvimento delas. A AMA também tem investido na qualificação de pedagogos e outros profissionais que irão atuar no atendimento às crianças.
O prédio da AMA funciona na Rua Claudomiro de Moraes, 1079, esquina com a Avenida 18 de julho, no bairro do Congós. No dia 2 de abril, o prédio recebera ornamentação luminosa na cor azul, para simbolizar o fato de existirem 4 vezes mais meninos com autismo do que meninas.
Para encerrar a programação no dia 3 de abril, às 20h, haverá um jantar beneficente na Associação dos Magistrados do Amapá, localizada na Avenida Doutor Braulino s/n, no bairro Universidade. Cada pessoa poderá contribuir com R$ 50 reais.