A chuva que caiu na manhã desta segunda-feira, 28, em Macapá causou alagamentos em diversos pontos da cidade e pode ter sido só o começo de uma série de transtornos causados pelas fortes chuvas associadas a marés altas e à baixa capacidade de escoamento pluviométrico da capital. A Defesa Civil emitiu no fim da manhã um alerta de transbordamento de canais para os próximos seis dias.
A chuva de 40 milímetros desta manhã causou alagamentos em mais de 20 pontos da cidade. No centro da capital, a prefeitura teve que abrir as comportas do Canal da Avenida Mendonça Júnior para que as águas recuassem. Lojas e carros estacionados foram invadidos pelas águas. No bairro Nova Esperança, os moradores cavaram uma vala de um lado a outro da Rua Pedro Oliveira Gomes para a água escoar. Funcionou, mas motoristas e pedestres passaram a reclamar da dificuldade para transitar pelo local.
De acordo com Defesa Civil de Macapá, a quantidade de chuva que caiu na capital é considerada normal para este período do ano. A previsão do núcleo de meteorologia do Iepa é que entre os dias 29 de abril e 4 de maio as chuvas sejam mais intensas.
Além de previsão de fortes chuvas nos próximos dias, a Defesa Civil alerta moradores da orla do Araxá e Pedrinhas para a maré alta que poderá ocasionar destruição de casas. Segundo o órgão, mais de 40 casas só no Araxá correm o risco de desabamento.