Quando a calçada vira a cama de um trabalhador

Compartilhamentos

Os últimos dias não tem sido nada fáceis para quem precisa dar entrar no seguro desemprego em Macapá. Além da própria condição de estar desempregado, passou a pesar a total incapacidade do Sine (Sistema Nacional de Emprego) em atender com eficiência e conforto o trabalhador. A demanda cresceu tanto que o serviço foi obrigado a adotar um sistema de senhas. Nesta sexta-feira, 25, dezenas de trabalhadores precisaram amanhecer na fila para receber senhas de atendimento para a próxima segunda-feira, 28.

Há cerca de 20 anos, o Sine funciona no mesmo prédio, às margens da Praça Floriano Peixoto, no Bairro do Trem. Nos últimos meses, o movimento que já era demais para a pequena estrutura, ficou ainda maior porque o prédio do Ministério do Trabalho foi interditado. Trabalhadores que procuravam o MT para dar entrada no benefício foram remanejados para o Sine. “A procura subiu de 40 por dia para 100”, diz o coordenador do Sine Raimundo Tavares, referindo-se apenas à demanda do Seguro Desemprego.

Trabalhadores improvisaram para ter o mínimo de conforto e esperar a madrugada inteira na fila

Trabalhadores improvisaram para ter o mínimo de conforto e esperar a madrugada inteira na fila

Esta semana, a coordenação do Sine anunciou a adoção das senhas, e pediu reforço da Rede Super Fácil para tentar minimizar o desconforto dos trabalhadores que ainda não tem prazo para terminar. O prédio da Superintendência do Ministério do Trabalho, que funciona no Bairro Central próximo ao Hospital de Emergência, está fechado porque ameaça a segurança dos funcionários. O prédio está caindo aos pedaços e aguarda o término de uma licitação para passar por obras.

Nesta sexta-feira, dezenas de trabalhadores amanheceram na fila para receber uma das 40 senhas distribuídas para segunda-feira. “Não é possível que não dê para transferir a gente para outro lugar. O Super Fácil poderia estar fazendo esse atendimento pra gente”, frisou uma balconista que perdeu o emprego há um mês. Assim como a maioria dos trabalhadores, ela chegou ao Sine no fim da noite desta quinta-feira, formando uma cena que ainda deve se repetir por bastante tempo.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!