Após iniciar um movimento que pede a saída imediata da reitora Maria Lúcia Teixeira da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), estudantes dormiram no Campus 1 da Instituição para ratificar o pedido junto ao Governo do Estado. Na terça-feira, 24, os acadêmicos chegaram a se acorrentar para não serem retirados da antessala da reitoria. Além da saída da reitora, os alunos pedem a imediata nomeação do novo reitor, que foi escolhido em eleição realizada no dia 3 de maio.
A mobilização vai continuar mesmo depois da informação de que a nomeação da nova reitoria está prevista para o dia 1 de julho. Os alunos afirmam que só vão deixar o prédio da instituição quando a mudança ocorrer efetivamente. “Já fomos informados sobre a data, mas isso não quer dizer que a nomeação vai acontecer. Portanto, ficaremos mobilizados até que a nova administração seja apresentada à comunidade acadêmica”, afirmou o estudante de ciências agrárias, Reilan Pereira.
Na votação realizada em maio, a chapa 22, encabeçada pelos professores Luciano Araújo da Silva e Daímio Chaves Brito, teve maioria dos votos. “Porém, achamos que a nomeação foi transferida para julho porque o governador quer nomear a chapa 11, segunda colocada, aproveitando que os alunos estarão de férias. Isso impediria qualquer movimento de contestação”, acrescentou o estudante.
Nesta quinta-feira, 26, os alunos estarão realizando uma caminhada até o Palácio do Setentrião para entregar uma carta ao governador Camilo Capiberibe (PSB).º