Financiamento Habitacional: tabelas de juros Price vs Sac

Compartilhamentos

O financiamento habitacional para aquisição da casa própria, vem sendo a modalidade de crédito mais acessada para a compra de imóveis nos últimos anos. As políticas econômicas adotas pelo Governo Federal foram as responsáveis pelo crescimento do mercado imobiliário.  

Porém, é necessário que os interessados em contratar esta modalidade de crédito, tenham pleno conhecimento dos riscos e as obrigações no cumprimento do contrato. O financiamento gera uma dívida mensal que deverá ser honrada.

Cada banco possui sua política de financiamento, e o crédito oferecido varia de acordo com o grau de relacionamento do cliente com a instituição. A renda mensal e a idade do interessado também são fatores decisivos para a liberação do crédito.

Regido pelo Sistema Financeiro Habitacional, o SFH, vincu

O SAC inicia com parcelas bem mais altas que a PRICE

O SAC inicia com parcelas bem mais altas que a PRICE

lado ao Banco Central, o financiamento oferecido pelos bancos, via de regra, seguem normas rígidas. Dentre estas normas, a de maior importância é a tabela de juros aplicada.

Existem, basicamente, duas tabelas praticadas pelos bancos. A tabela PRICE e a S.A.C, que significa Sistema de Amortização Constante. Apesar do sistema de amortização das duas tabelas ser sobre o saldo devedor, ou seja, o valor da dívida, existem diferenças entre as duas.

A tabela PRICE é aquela que o valor da prestação é fixa. Os juros já estão embutidos nas prestações e o cliente irá pagar o mesmo valor em todas as parcelas. Já a tabela SAC funciona de forma diferente. As prestações vão diminuindo mensalmente. Efetuando-se os cálculos, a diferença em valores entre as duas tabelas, em média, não alcança 10%.

A tabela PRICE é aquela que o valor da prestação é fixa

A tabela PRICE é aquela que o valor da prestação é fixa

O sistema PRICE geralmente é indicado para aquela pessoa que deseja não comprometer a sua renda, e pagar um valor constante mensalmente.

Em alguns financiamentos PRICE, caso o cliente efetue o pagamento das últimas parcelas junto com a parcela do mês vigente, o desconto pode ser de até 70% sobre a última prestação.

Como os valores das mensalidades são decrescentes, o SAC inicia com parcelas bem mais altas que a PRICE. Isso exige que o interessado disponha de uma renda mensal maior.

Geralmente, quem faz a opção pela tabela SAC contrata um financiamento sobre a renda familiar. Isto significa que a renda é composta por dois ou mais membros da família.

A escolha da tabela é fundamental para que o cliente não comprometa a sua renda mensal, e consiga quitar o imóvel.

Analise todas as possibilidades e modalidades antes da contratação. É possível acessar simuladores de financiamento na internet. Procure o auxílio do seu corretor de imóveis e também o gerente do seu banco.

O sonho da casa própria pode se tornar realidade através do financiamento habitacional. Todavia, para que o sonho não se transforme em pesadelo, é necessária a contratação consciente do crédito.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!