Continua até o dia 12 de setembro o treinamento de 3.344 mesários e 341 coordenadores de mesas receptoras de votos que vão trabalhar nas eleições deste ano em Macapá. Em todo o Estado serão 5.924 mesários e 539 coordenadores. A capacitação, que começou esta semana, é dividida em três turmas de mesários e uma de coordenadores. O treinamento tem o objetivo de capacitar os voluntários para prevenir e solucionar situações indesejáveis que possam ocorrer nas seções eleitorais no dia da votação.
O curso preparatório para a função é ministrado por uma comissão de servidores da Escola do Judiciário Eleitoral (EJE). O aprendizado conta com ensinamentos teóricos e práticos das seguintes temáticas: funcionamento da seção, funcionamento da urna eletrônica, identificação por meio do processo biométrico, entre outras atribuições dos mesários. A capacitação conta com recursos áudio visuais (vídeo e slides), material didático (Cartilha do mesário) e treinamento prático na urna eletrônica (simulação de eleição e da atividade do mesário).
Os mesários também aprendem a manter a ordem no local e otimizar o fluxo da votação, atender os eleitores com urbanidade, inclusive aqueles com necessidades especiais, e ainda, observar a nova sistemática implantada com a votação biométrica, zelando pela regularidade dos trabalhos eleitorais dentro das seções.
Os mesários são eleitores, convocados ou voluntários, que compõem as mesas receptoras de votos em eleições, referendos e plebiscitos. Os coordenadores são os auxiliares do Juiz Eleitoral. Escolhidos geralmente entre os servidores públicos da escola onde funciona a seção eleitoral.
Em Santana, o treinamento acontece de 1º a 5 de setembro. Já em Mazagão, a capacitação será realizada nos dias 10 e 11 de setembro. Nos demais municípios do interior, o curso começa no dia 15 de setembro.
BENEFÍCIOS
Os eleitores que vão trabalhar como mesários voluntários receberão certificados. Como em todo pleito, a maioria será de estudantes e as horas de atuação nas Eleições contarão como carga horária nas disciplinas complementares. Eles serão dispensados do serviço na data do treinamento e do pleito, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral. Ainda serão contemplados com folga pelo dobro dos dias trabalhados, incluídos os dias de treinamento, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem.