Pesquisa põe Unifap e Ueap entre as piores do país

Compartilhamentos

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usado como nota para ingresso em grande parte das Universidades Federais e Estaduais do Brasil, a Folha de São Paulo divulgou o Ranking Universitário Folha, que avalia em cinco quesitos as instituições de ensino superior públicas do País. Uma forma dos estudantes acompanharem de forma conceitual qual a realidade das universidades, nas quais pretendem pleitear vaga no processo seletivo 2015.

A pesquisa é feita pelo Datafolha em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e leva em conta fatores como quantidade de professores doutores e mestres, quantidade de servidores com dedicação exclusiva, notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), avaliação do mercado local com a qualidade dos formandos que entram no mercado de trabalho, quantidade de participações em debates internacionais em torno dos cursos, quantidade de artigos científicos publicados, entre outros.

ruf

Dentro desse ranking a Universidade Estadual do Amapá (Ueap) ficou com a 188º posição em um universo de 192 universidades públicas avaliadas, a quinta pior colocação. Já Universidade Federal do Amapá (Unifap) obteve a 175º colocação no Ranking, sendo a 17ª pior instituição pública de ensino superior do Brasil.

O ranking também mostra as notas por cursos, destacando em quais instituições de ensino existem os melhores ambientes de aprendizado. Já nessa pesquisa alguns cursos do Amapá estão acima da média nacional, como o curso mais concorrido da Ueap em 2014, Engenharia Ambiental, que de acordo com o ranking ocupa a 111ª colocação em um universo de 216 universidades que ofertam o curso, ficando com uma nota acima da média nacional.

Os dois cursos mais concorridos na Unifap, Medicina e Farmácia, também estão acima da média nacional. Em Medicina a Unifap encontra-se na 105ª colocação em meio as 183 instituições que ofertam o curso. Já no caso de Farmácia a Universidade Federal aparece na 145ª colocação, entre as 335 universidades que ofertam o curso.

Segundo o MEC essa é uma forma dos alunos avaliarem cada instituição, já que com a nota do ENEM podem pleitear vagas em instituições de todo Brasil sem a necessidade de se deslocar até a universidade escolhida.

Se você é um desses vestibulandos, pode consultar o Ranking AQUI:

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!