Na madrugada desta terça-feira, 28, um adolescente de 15 anos foi assassinado no Bairro das Pedrinhas, Zona Sul de Macapá. O Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes) registrou a morte a partir da informação de populares de que um rapaz havia sido alvejado com um tiro e estava agonizando às proximidades da arena das Pedrinhas. A polícia descobriu depois que se tratava do mesmo suspeito de ter assassinado uma professora durante um assalto.
Um ambulância do Corpo de Bombeiros e uma viatura da Polícia Militar foram para o local onde o garoto estava. Foi verificado que ele apresentava perfuração de balas nas costas. Os paramédicos atestaram a morte ainda no local. O rapaz foi identificado como Raul Moares Pelaes, o “Pretinho”, que estava foragido do Cesein.
Ele foi morto por dois homens que estavam em uma moto, de acordo com testemunhas. A polícia trabalha com hipótese de acerto de contas.
Pretinho é um dos suspeitos de assassinar a professora Maria Celes Ferreira, de 57 anos, em maio deste ano, em frente ao conjunto Mucajá, no Beirol. O caso causou comoção em Macapá. A professora, que era muito conhecida na capital, ainda procurou ajuda no Centro de Saúde São Pedro, no Bairro do Beirol, mas acabou não resistindo.
Segundo testemunhas, Pretinho e um comparsa tentaram roubar a bolsa da professora que num gesto automático segurou o pertence para logo em seguida ser atingida por duas facadas, uma delas no pescoço. Os dois foram perseguidos por PMs e encontrados em uma casa na antiga Vila do Mucajá. Pretinho teria tentado agredir um dos policiais e foi atingido na pena por um tiro. O outro comparsa também foi ferido e os dois encaminhados para o Hospital de Emergência.
Pretinho se recuperou e foi aguardar a decisão da Justiça no Centro de Internação de Menores, o Cesein, de onde acabou fugindo.