O Amapá está entre os 20 estados brasileiros que participaram da “Operação Brasil Integrado” realizada entre os dias 4 e 6 de outubro pelo Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A força tarefa nacional fiscalizou as faixas de fronteira de onze estados do país. No Amapá, a operação aconteceu no município de Oiapoque. Além da apreensão de drogas e veículos, sete estrangeiros foram detidos por estarem ilegais no Brasil.
Cerca de 130 homens do Ibama, Exército e das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, atuaram na barreira montada no quilometro 792 da BR-156, na entrada da cidade de Oiapoque. O foco da ação foi o combate aos crimes de tráfico de drogas, armas e munições, contrabando de animais, recursos minerais e crimes ambientais. “Só conseguimos esse excelente resultado devido ao sigilo da operação”, disse o secretario de Justiça e Segurança Pública do Amapá, Nixon Kenedy.
Foram apreendidas várias armas, 365 gramas de entorpecentes, quatro pessoas presas porque estavam com mandado de prisão em aberto e duas motos . Além disso, três peruanos e quatro haitianos foram encaminhados à Polícia Federal por estarem ilegais em território brasileiro. “Nossas áreas de fronteira e litorânea são mais difíceis de fiscalizar. Mas a integração das instituições contribuiu para o excelente resultado”, enfatizou o responsável pela Operação no Oiapoque, tenente-coronel Paulo Matias.
BRASIL INTEGRADO
Cerca de 20 mil profissionais participaram da operação nacional em 20 estados brasileiros. Mais de 70 mil pessoas foram abordadas, 52 mil veículos foram fiscalizados e cumpridos 221 mandados de prisão. Houve a apreensão de cinco toneladas de drogas, 100 armas de fogo, 1,7 mil munições e 400 veículos. Também foram recuperados 141 veículos furtados , 436 pessoas foram presas em flagrantes por porte ilegal de arma, drogas e contrabando de veículos.