Detentos do pavilhão fechado F4, do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), conseguiram fazer um agente penitenciário refém, quando ele fazia uma ronda de rotina na tarde desta segunda-feira, 22. Os presos conseguiram pegar a arma do agente. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi chamado para fazer a revista nas celas (foto acima).
Segundo informações de funcionários do Iapen, o agente foi rendido e mantido como refém por vários minutos. Ele conseguiu escapar dos detentos. Um dos internos ainda atirou no agente que fugia, mas o disparo não acertou ninguém. Depois da confusão, a arma roubada do servidor penitenciário foi escondida pelos detentos. O Bope foi chamado para descobrir quais os internos que tentaram aprisionar o agente e fazer a revista no pavilhão em busca da arma, entretanto, até às 19 horas, não havia informação sobre a localização da arma.
A administração do Iapen confirmou que no pavilhão F4 ficam os condenados em regime fechado, uma área que sempre deu trabalho aos agentes penitenciários. É desse pavilhão que acontece a maioria das fugas. Além disso, os detentos desse pavilhão têm promovido princípios de rebeliões e brigas.