Amazonas contra o Aturiá

Compartilhamentos

A força do Rio Amazonas voltou a causar destruição na Orla do Aturiá, comunidade do Bairro do Araxá, em Macapá. Uma casa desabou, na madrugada desta quinta-feira, 11, e outras estão ameaçadas. Ninguém ficou ferido porque no momento do desabamento os quatro moradores não estavam na residência.

Na casa morava uma família, casal e duas crianças, que havia saído momentos antes com medo das ondas. Uma delas arremessou um tronco de árvore contra a casa. Imóveis vizinhos também foram danificados pelas ondas. “Já fomos entrevistados por uma assistente social para que a prefeitura pague um aluguel pra gente”, disse Nádia Almeida, proprietária da casa destruída. Ela, o marido e os filhos, foram levados para um abrigo da prefeitura no Bairro das Pedrinhas.

Imóveis ameaçados no Aturiá

Imóveis ameaçados no Aturiá. Fotos: Leonardo Melo

Alguns moradores se queixam que ainda não foram incluídos nos programas sociais da prefeitura, mesmo estando com as casas ameaçadas. A prefeitura informou que as famílias que não foram incluídas tiveram problemas na documentação, mas todos que estão em área de risco serão beneficiados com apartamentos no Conjunto Aturiá, que está sendo construído na Vila dos Oliveiras.

Conjunto Aturiá: obras paralisadas

Conjunto Aturiá: obras paralisadas

O problema é que a obra, construída pelo Governo do Estado com recursos federais, está paralisada, e já deveria ter sido concluída. Para piorar, a construção do muro de arrimo que vai barrar o avanço do Amazonas segue a passos pra lá de lentos. Dos 1 mil metros de extensão da obra, pouco mais de 300 metros estão prontos em mais de 1 ano de trabalho. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!