Quando uma criança pobre ganha um brinquedo no Natal, o sorriso automático é a principal recompensa de quem está presenteando. É nesse objetivo que estão focados os mais de 1,8 mil bombeiros do Amapá, em mais uma campanha de arrecadação de brinquedos para o Natal. E o esforço vem dando certo. Aproximadamente 1,6 mil já foram arrecadados em apenas 6 dias de campanha pelas ruas da capital. A meta da 3ª edição do Natal Solidário é arrecadar mais de 2 mil brinquedos até a próxima sexta-feira, 19. No dia seguinte, os presentes serão entregues a crianças do Bairro Cidade Nova, Zona Leste de Macapá.
A campanha iniciou em 2012, com 840 brinquedos doados. Em 2013, 1.480 crianças foram beneficiadas com os presentes. Neste ano, o espirito natalino motivou todos 1.801 bombeiros militares da corporação. “Quem puder ajudar essas famílias pode colaborar com qualquer brinquedos ou alimentos não perecíveis. Basta um simples gesto para mudar o natal dessas crianças”, frisou o bombeiro Ronaldo Brito.
As doações serão entregues durante a Carreata de Natal da Banda de Música, que está prevista para o próximo dia 20, com saída do Quartel do Comando-Geral, às 15 horas, passando pelo Centro Comercial e chegada no Complexo do Jandiá, Bairro Cidade Nova. “Escolhemos esse bairro pelo trabalho que já fazemos com as crianças. A maioria é carente e precisa dessa ajuda. Ainda solicitamos a colaboração de todos até dia 20, ao meio-dia”, ressaltou o idealizador do projeto, tenente Marivaldo Palheta. No dia da distribuição é o oficia quem se veste de Papa Noel.
Segundo o IBGE, 46% da população do Bairro Cidade Nova é formada por crianças de 0 a 14 anos. Antes da entrega dos brinquedos, será realizada a doação de 30 cestas básicas a famílias do bairro. Após a entrega, haverá show com a Banda de Música do Corpo de Bombeiros.