Compartilhamentos

Icomi I

manganês

Agora é definitivo. A Icomi está de “volta”. Mas calma! Não é a mesma Icomi fundada por Augusto Antunes, do grupo Caemi. A nova empresa, que só tem o mesmo nome da original, pertence a um forte grupo coreano que pretende explorar o minério durante os próximos 30 anos no Amapá. A sede será em Santana com operações em Serra do Navio.

Icomi II

manganês 2

O primeiro forte motivo para a vinda do grupo é a existência de 34 milhões de toneladas de manganês em superfície. A herança deixada pela Icomi estava sendo disputada judicialmente pelo grupo. Só o transporte desse montante deve demorar cerca de 8 anos. Depois disso, a extração será do subsolo, procedimento que era inviável financeiramente há 16 anos, quando a Icomi original foi embora do Amapá. A valorização desse minério em profundidade tem uma explicação: escassez no restante do mundo.

Icomi III

A inauguração será um evento grande. Estão confirmadas as presenças de governadores de vários estados do Pará e do Amazonas, além de Camilo Capiberibe (PSB) e Waldez Góes (PDT). O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, também confirmou a vinda. O projeto inclui até a volta do Irda, o instituto que a Icomi original utilizava para bancar projetos sociais.

Contas

edna

Tribunal Regional Eleitoral diz que vai julgar todas as prestações de contas de candidatos antes da diplomação dos eleitos, marcada para o próximo dia 18. Na última terça-feira, 02, três deles passaram pelo crivo e já podem ficar mais tranquilos: Edna Auzier (Pros), Ericláudio Alencar (PRB) e Jaime Peres (PRB).

Tork

E por falar em Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Carlos Tork é o mais cotado para assumir a presidência no lugar do desembargador Raimundo Vales, responsável pela condução da eleição deste ano. Tork abriu mão de disputar a presidência do Tjap, na qual foi escolhida quase que por aclamação a juíza Suely Pini.

Ausências sentidas

reunao bsb 3

Se pegou mal para Waldez, pegou mais mal ainda para Camilo a ausência na reunião com o ministro Arthur Chioro e a bancada amapaense na última terça, 2. O assunto era a ajuda do Exército para combater a febre chikungunya, doença tropical que chegou pela Guiana e avança no Amapá. Camilo, que estava em Brasília no dia da reunião, alegou que tinha que cuidar primeiro da saúde.

De algum lugar do passado…

francy

Quem viveu em Macapá na década de 1990, lembra bem de um rostinho que dava boa noite de segunda a sexta no Jornal do Amapá. A jornalista Francy Rodrigues, atualmente na Tv Record de Brasília, assumiu a assessoria de imprensa do senador Randolfe Rodrigues em BSB.  Francy foi chefe de jornalismo da TV Amapá (afiliada da Globo) e apresentadora. Foram cerca de 15 anos na casa. Deixou saudades.

Siplag

Depois de muita crítica e até de uma decisão judicial, finalmente a senha do Siplag, o sistema de gerenciamento orçamentário do governo, foi repassada à equipe de transição do governo eleito. A equipe alegava não conseguir acessar o sistema para saber, com profundidade, qual a verdadeira situação financeira do Estado. Todo o planejamento vinha sendo feito com base em números superficiais repassados pela atual gestão.

Faxina

Assessores jurídicos do governo começaram a ser exonerados em massa. Medida faz parte do pacote de ajustes que o governo atual está fazendo antes do fim do ano. Camilo tem dito que planeja entregar a casa em ordem.

Ainda no PSOL

Apesar do clima hostil dentro do PSOL, o senador Randolfe Rodrigues, pelo menos por enquanto, nega que esteja de malas prontas rumo ao PT. Só uma coisa é certa: se houver um próximo partido, ele deverá ser de esquerda.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!