No meio da poeira, moradores fazem “café da manhã do descaso”

Compartilhamentos

Depois de queimar pneus e fechar o trânsito em protestos anteriores, moradores da Rua José Gomes Oliveira, no Bairro Nova Esperança, resolveram adotar uma tática diferente: o “café do descaso” chamou atenção para o descontentamento com a falta de pavimentação de ruas do bairro e com as promessas da prefeitura de resolver o problema. O trecho mais complicado faz limite com o bairro Santa Rita. São dezenas de famílias convivendo com a poeira e a lama.

Pneus chamam a atenção para o problema antigos dos moradores. Hoje eles não foram queimados

Pneus chamam a atenção para o problema antigos dos moradores. Hoje eles não foram queimados

Segundo a Associação de moradores, mais de 10 ofícios já foram enviados para a prefeitura, mas nenhum obteve resposta. Além da Rua José Gomes Oliveira, os moradores exigem também o asfaltamento da Rua Roberto Ferreira da Silva, uma via paralela. “Esse café representa toda nossa revolta. Eu tenho que limpar minha casa de meia em meia hora. Sofro de asma por causa dessa poeira, assim como muitas outras pessoas que vivem aqui. Queremos o mínimo que é saneamento básico”, desabafou a moradora há 35 anos do lugar, Ondina Campos, de 53 anos.

Ondina Campos: asma

Ondina Campos: asma

A reivindicação dos moradores é antiga. No mesmo período do ano passado, a comunidade queimou pneus para pressionar as autoridades. Mas a única resposta foi uma multa por crime ambiental do Ibama. A rua nunca foi asfaltada, por isso a poeira invade casas e tira a saúde das famílias. “É uma poeira horrível. Todas as casas ficam trancadas durante o dia e noite. Nós vamos recorrer ao Ministério Público”, adiantou autônomo Geraldo Varela, de 47 anos, que reside no local há 10 anos.

No meio da via empoeirada, fica a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pai Nosso. A associação de moradores afirma que, no inverno, muitas crianças não vão à escola por causa da lama. “É uma calamidade. No verão é poeira, no inverno tem muita lama. Essa situação não vai continuar assim. Não vamos passar Natal sem uma resposta”, declarou o presidente da Associação de Moradores do Nova Esperança, Aldo Alves. O secretário de Obras de Macapá, Rogério Cardoso, não foi encontrado para falar sobre o assunto.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!