“Medalha Jacinta Carvalho”: Jornalista morta em 2011 vira condecoração na PM

Compartilhamentos

A Polícia Militar lançou uma condecoração em homenagem a jornalista e professora Jacinta Carvalho, que morreu em 2011. Vão receber a “Medalha do Mérito da Comunicação Jacinta Carvalho”, policiais e jornalistas que contribuem para a divulgação das ações da segurança pública no Estado.

A condecoração foi uma proposta da Polícia Militar ratificada pelo então governador Camilo Capiberibe através do decreto 7.554. O idealizador do projeto, capitão Pedro David, diz que a condecoração tem o objetivo de jogar uma luz na dedicação e empenho de profissionais que contribuem para que a polícia esteja cada vez mais próxima do cidadão. “Tive a satisfação de estudar 4 anos do curso de Jornalismo com a Jacinta. Presenciei seu esforço acadêmico e profissional”, relatou o capitão.

Policiais e jornalistas serão indicados três vezes por ano

Policiais e jornalistas serão indicados três vezes por ano

Jacinta Maria Rodrigues de Carvalho Gonçalves nasceu no dia 05 de fevereiro de 1977, em Macapá. Era a 6ª filha em um total de nove filhos e tinha dois meninos. Era considerada uma professora apaixonada pelo magistério e pela comunicação. Criou em 2011 a Agência de Notícias do Amapá, uma ferramenta de divulgação institucional do governo do Estado. 

Ela foi professora do quadro do Estado por mais de 15 anos, e vinha ocupando o cargo de secretária de Estado da Comunicação quando faleceu, aos 34 anos, em dezembro de 2011 devido a uma infecção generalizada causada por um micro organismo desconhecido, que adquiriu em uma aldeia indígena. Sempre declarava o amor à comunicação e dizia: “viver bem é um desafio diário”.

Jornalista Alyne Kayser será a primeira jornalista condecorada com a medalha

Jornalista Alyne Kayser será a primeira jornalista condecorada com a medalha

Os homenageados serão condecorados durante as três datas do ano em que há promoção na PM, que são nos meses de abril, agosto e dezembro. Os nomes podem ser indicados por qualquer pessoa, mas serão avaliados por uma comissão da Polícia Militar. “De acordo com o decreto, a medalha será dada pelo governador do estado mediante aprovação do Comando Geral da PM. As pessoas condecoradas serão reconhecidas pelo amor a profissão e altruísmo como Jacinta Carvalho”, explicou a coordenadora de comunicação da PM, coronel Palmira Bittencourt.

Duas pessoas já foram indicadas para receber a Medalha Jacinta Carvalho: o sargento da Polícia Militar, Júlio Cezar, e a jornalista Alyne Kaiser. “Eu fiquei muito feliz quando o capitão David me falou da medalha. Eu conheci a Jacinta e reconheço o enorme trabalho dela. Mas quando soube que fui indicada fiquei lisonjeada. Ter uma medalha com o nome dela é ter o reconhecimento no jornalismo policial, que muitas vezes é criticado”, declarou a jornalista que deve receber a medalha dia 21 de abril.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!