Aturiá: Famílias se recusam a deixar casas condenadas

Compartilhamentos

A soma de maré alta do Rio Amazonas com chuvas voltou a fazer estragos em Macapá durante o fim de semana. No sábado, 21, casas do Aturiá, no Bairro do Araxá, foram fortemente atingidas, enquanto lojas e residências do centro comercial na Avenida Mendonça Júnior foram inundadas após o transbordamento do canal.

Canal transbordando. Fotos: Jair Zemberg

Canal transbordando. Fotos: Jair Zemberg

 

O fenômeno começou por volta das 16 horas, quando os primeiros moradores do Centro Comercial começaram a ligar para o Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes) para relatar o transbordamento do canal. Uma equipe da prefeitura de Macapá chegou rapidamente e conseguiu controlar a situação fechando as comportas do canal que dão acesso ao Rio Amazonas.

 

Mas no Bairro do Araxá a situação foi bem mais complicada. Pelo menos 10 casas podem desabar no Aturiá. Para evitar o pior, uma equipe da prefeitura foi até o local na tentativa de convencer as famílias a abandonar suas casas e se abrigar provisoriamente no Complexo Macapá Criança, no Bairro das Pedrinhas. Contudo, apenas uma concordou em sair do local, mas preferiu ir para a casa de parentes.

Neste domingo, 22, equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social de Macapá voltam ao Aturiá para tentar, de novo, convencer as famílias a abandonar suas casas e se transferir para o Macapá Criança, onde elas terão alimentação e lugar para dormir. Elas também serão cadastradas em programas sociais.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!