Cumbre: Destruição do AP por tsunami é especulação, afirmam geólogos

Compartilhamentos

Uma notícia veiculada esta semana em alguns sites de notícias gerou muitos comentários nas redes sociais e até certa inquietação na parte da população que menos acessa informação: a destruição da capital do Amapá por um vulcão no continente africano, a quase 7 mil quilômetros de distância. Geólogos consultados pela equipe do site consideraram essa possibilidade extremamente remota, e a notícia pura especulação de cientistas.

Geólogo Antonio Feijão: "esqueceram de combinar com Deus"

Geólogo Antonio Feijão: “esqueceram de combinar com Deus”

Dois cientistas das universidades de Londres e da Califórnia. Eles analisaram o risco de uma erupção do vulcão Cumbre, nas Ilhas Canárias, noroeste da África. O texto explica que o vulcão, que está a 2,5 mil metros do nível do mar, despertou pela última vez em 1949, e uma nova erupção causaria um megatsunami capaz e viajar todo o Atlântico e varrer o litoral brasileiro, incluindo o Amapá, “destruindo para sempre cidades inteiras”.

A notícia foi compartilhada nas redes sociais com a velocidade de uma tsunami. A maioria das pessoas não deu muita importância, mas teve gente que se assustou, como a doméstica Joana Santos, que nunca navegou nas redes sociais. “Muita gente já me disse que é verdade”, diz ela preocupada. Geólogos ouvidos pelo site SelesNafes.Com acharam absurda a afirmação dos cientistas e a própria notícia.

Wagner Costa: "pura especulação"

presidente do Ieap, Wagner Costa: “pura especulação”

 

O geólogo Antonio Feijão, consultor e pesquisador, chegou a publicar um artigo depois que a notícia “viralizou” nas redes sociais. Segundo ele, o vulcão fica a 6,7 mil quilômetros de Macapá e, apesar da preocupação dos dois cientistas, por mais que fosse possível prever que o vulcão entrará em erupção, existem muitas variáveis nos cálculos da magnitude da destruição.  

Para Feijão, a afirmação dos cientistas é mais parecida com uma profecia. “Com todo respeito aos geólogos e vulcanólogos  que fizeram esses estudos, há centenas de variáveis que precisam ser inseridas e consideradas em seu modelo de previsão catastrófico. Mas o mais importante nesse momento é uma questão, à moda Garrincha, e perguntar se eles, os cientistas, combinaram com Deus o que irá acontecer com o Vulcão Cumbre Vieja, na Ilha de La Palma”, comentou o geólogo.

Entre as variáveis, estão a própria distância entre o vulcão e Macapá, além de poderosas correntes marítimas e o relevo no caminho da possível super onda, como o arquipélago do Marajó, que funcionaria como uma barreira natural. “O que chegaria aqui seria uma pequena pororoca”, garante o geólogo.

O presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Científicas do Amapá, o também geólogo Wagner Costa, diz que mensurar a escala de destruição é pura especulação. “Assim como afirmar que o vulcão entrará em erupção. “A possibilidade da erupção existe, mas em que ano isso pode acontecer e a intensidade é especular demais. Se fosse uma possibilidade concreta nós seríamos avisados oficialmente. Se isso acontecer um dia, horas antes de uma possível onda chegar aqui”, conclui.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!