O advogado Camilo
O ex-governador Camilo Capiberibe (PSB) atravessa uma nova fase. Tem se dividido entre o planejamento estratégico do PSB nacional para os próximos 3 anos e a montagem de seu escritório de advocacia em Macapá.
A ressureição do PL
O Partido Liberal (PL) está de volta. A legenda estava desativada, mas já teve seu processo de reconhecimento concluído no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 9 estados, incluindo o Amapá. Um dos principais articuladores da volta da legenda é o presidente da Companhia Docas de Santana, e ex-deputado estadual, Eider Pena, atual presidente do PSD. “As duas legendas serão parceiras”, adianta ele. O próximo passo é organizar o processo de escolha da direção do partido no Estado. Eider diz que permanecerá no PSD, mesmo partido de Lucas Barreto.
O apoio de Acácio
O presidente da Câmara de Vereadores de Macapá, Acácio Favacho (PMDB), deve apoiar o projeto de reeleição do prefeito Clécio Luis (Psol) e olha mais além: o plano é a Câmara Federal em 2018. Antes, é claro, vai focar em sua própria reeleição.
Relações congeladas
Relação entre o governador Waldez Góes (PDT) e o presidente da Assembleia Legislativa, Moisés Souza (PSC), não está em seus melhores dias.
Aliados de olho na PMM
Aliados do governo devem virar adversários a partir do fim do ano para ver quem terá apoio de Waldez numa candidatura à prefeitura de Macapá. No páreo estão Gilvam Borges (PMDB) e Michel JK (PSDB).
Desespero na nefrologia
Secretário de Saúde do Estado, Pedro Leite, ainda não acertou a mão quando o assunto é o setor de nefrologia, que funciona no Hcal. Claro que é cedo pra resolver todos os problemas, mas o difícil é dizer isso para quem tem filho ou outro parente que depende de hemodiálise para continuar vivendo. Não há máquinas suficientes para todos os pacientes. E tem dias em que o desespero toma conta. O serviço é prestado por uma empresa chamada Equinócio Hospitalar.
Hemoap
E adianta fazer campanha? O Hemoap vive fazendo, mas no último fim de semana suspendeu as doações por falta de material para testes de sorologia. Situação deve ser normalizada só no meio desta semana.
Medicamentos
R$ 27 milhões. Esse é o tamanho da compra de medicamentos que a prefeitura de Macapá está prestes a concluir. Empenho no valor de R$ 8,3 milhões será entregue nesta terça-feira, 24, aos fornecedores que venceram licitação. A quantidade de remédios é o suficiente para abastecer todas as unidades pelo próximos seis meses.