goteiras e pane elétrica: Sem venda, artesãos perdem 40% da renda mensal

Compartilhamentos

Funcionários da Casa do Artesão denunciaram que há cinco dias o espaço está sem energia. Segundo eles, na quinta-feira, 26, as goteiras causaram uma pene na rede elétrica e até hoje o problema permanece. A grande preocupação, não só dos servidores, mas também dos artistas que expõem seus produtos no local, são as goteiras que têm causado danos ao prédio e prejuízos aos artesãos. No inverno do ano passado todo o espaço foi inundado devido às goteiras (foto acima). Hoje a Casa do Artesão possui mais de 8 mil peças em exposição de 190 artesãos amapaenses.

Bijuterias de sementes ficaram cheias de mofo devido a umidade

Bijuterias de sementes ficaram cheias de mofo devido a umidade

A Casa do Artesão foi inaugurada no dia 30 de dezembro de 2005. Mas desde 2008 vários problemas estruturais começaram aparecer, principalmente no telhado do prédio. Em julho do ano passado os servidores realizaram uma paralisação para chamar atenção do poder público. “Já acionamos a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Corpo de Bombeiros e o governo, mas até agora ninguém tomou providências. Não estamos funcionando à noite porque não tem energia. Além disso, a chuva molha grande parte das peças em exposição”, reclamou um funcionário que preferiu não ser identificado.

Segundo os artesãos, muitos produtos já foram perdidos por causa das goteiras. “A chuva molhou os colares de uma colega nossa que não prestaram pra nada. Já a falta de energia impede que a direção da Casa do Artesão faça nosso pagamento semanal, já que não tem como dar baixa nos produtos comercializados. Ficar sem vender no fim de semana de pagamento é perder  40% da nossa renda mensal”, reclamou o artesão Josimar Silva, de 43 anos.

Hoje a Casa do Artesão tem mais de 8 mil peças expostas

Hoje a Casa do Artesão tem mais de 8 mil peças expostas

A Casa do Artesão vende remédios, camisas, colares, enfeites, vasos, brincos e outros produtos artesanais dos municípios de Macapá, Mazagão, Santana, Calçoene e aldeias do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. 

O Corpo de Bombeiros deve inspecionar a estrutura da Casa ainda esta semana. Mas ainda não existe previsão de restabelecimento da energia, segundo a Sete.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!