resolução do TSE: Redistribuição de eleitores pode aumentar abstenção no AP

Compartilhamentos

Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode trazer transtornos aos moradores de pelos menos cinco municípios do Amapá que têm em suas zonas eleitorais menos de 10 mil eleitores.  A decisão do órgão máximo eleitoral busca a distribuição desses eleitores nas zonas eleitorais mais próximas, o que na teoria poderia obrigar os eleitores do município de Ferreira Gomes, zona que corre o risco de ser extinta, a se deslocarem ao município de Porto Grande para realizar qualquer trâmite administrativo como justificativa de voto e retiradas de títulos.

Zonas com menos de 10 mil eleitores serão extintas. Foto: Arquivo

Zonas com menos de 10 mil eleitores serão extintas. Foto: Arquivo

A Resolução 23.422/2014 especifica que cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realize todo o processo de rezoneamento em 180 dias, a contar do dia 1º de Janeiro de 2015. Isso levou o TRE/AP a se reunir com as comissões de distribuição para apresentar uma justificativa para que o Amapá não passe por esse processo, que para o presidente do TRE no Amapá, Carlos Tork, pode  afastar os eleitores dos processos eleitorais. “Temos que cada vez mais estar próximos aos eleitores e não dificultar seu acesso ao voto. Por isso não podemos suprimir zonas eleitorais, o que irá distanciar o eleitor dos serviços. Essa medida vai trazer sérios riscos à atuação eficaz da Justiça Eleitoral Amapaense”, argumentou Carlos Tork.

Caso a defesa do TRE Amapá não seja aceita pelo TSE, as zonas dos municípios Ferreira Gomes, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho e Vitória do Jari serão extintas e transferidas para a jurisprudência dos municípios mais próximos, um problema que seria acarretado pela precariedade de acesso, além da distância entre os municípios.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!